06 de maio de 2019 às 12:18

A história da maior cantora brasileira de todos os tempos será contada hoje no Hits do Brasil, especial Elis Regina


Crédito:Divulgação

Elis Regina Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945, na cidade de Porto Alegre (RS). Ela começou a carreira como cantora em 1956, aos 11 anos de idade, em um programa de rádio para crianças chamado "O Clube do Guri", na Rádio Farroupilha. Lançou em 1961 seu primeiro LP "Viva a Brotolândia". 

Com o álbum "Dois na Bossa", gravado junto com Jair Rodrigues, Elis conseguiu a façanha de ter o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Em 1965, ela interpretou a canção "Arrastão" de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, que venceu o I Festival de Música Popular Brasileira na TV Excelsior. 

Um dos grandes sucessos da época e da carreira de Elis foi a canção "Upa Neguinho", que fez parte do musical Arena conta Zumbi, em 1965. Em 1974, Elis gravou com Antõnio Carlos Jobim o álbum "Elis & Tom", considerado um dos melhores LPs da história da música popular brasileira. Com o espetáculo Falso Brilhante, atingiu enorme sucesso. Até hoje ele é considerado um dos mais bem sucedidos da história da música brasileira. 

Elis Regina faleceu aos 36 anos no dia 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína e bebida alcoólica. Sua morte causou uma grande comoção nacional. Com uma carreira de enorme sucesso, Elis foi eleita pela Revista Rolling Stone como a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Ela também figura na lista dos maiores artistas da música brasileira, ficando na 14ª posição, sendo a mulher mais bem colocada. 

Durante a carreira, eternizou grandes sucessos como Águas de Março, Como Nossos Pais, Alo Alo Marciano, O bêbado e a equilibrista, Madalena, Upa Neguinho, Maria Maria e inúmeros outros. Uma verdadeira lenda, eternizada na história da música brasileira. 

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo