03 de abril de 2019 às 14:26

A trajetória do Cidade Negra é contada no Hits do Brasil desta quarta


Crédito:Divulgação

Cidade Negra surgiu em 1986 na cidade de Belford Roxo, no Rio de Janeiro. André José de Farias, mais conhecido como Bino, foi um dos fundadores. O grupo tinha como influência Bob Marley, Tim Maia, além de grandes clássicos do rock como Led Zeppelin. O primeiro álbum veio em 1991 com o nome “Lute Para Viver”. Nele se destacou o hit “Falar a Verdade”, que fez grande sucesso nas rádios do Brasil.

Toni Garrido entrou para a banda em 1994, após deixar a Banda Bel. Ele substituiu Ras Bernardo nos vocais. Após um segundo álbum de pouco sucesso, o grupo lançou o terceiro, chamado “Sobre Todas as Forças”. Ele fez um enorme sucesso e lançou hits como “A Sombra da Maldade” e “Pensamento”. O grande sucesso do álbum foi “Onde Você Mora”, de autoria de Nando Reis e Marisa Monte.

A banda se consolidou de vez em 1996, com o álbum “O Erê”. A música de mesmo nome foi um dos principais hits do ano. Outros grandes sucessos da banda como “Girassol” e “Berlim” vieram em 2002 com o projeto Acústivo MTV.

Dois anos depois, em 2004, vieram sucessos como “Perto de Deus”, “Além das Ondas”, “Eu Sei que Ela” e o “Homem que Faz a Guerra”, todas elas fruto do álbum “Perto de Deus”.

Toni Garrido anunciou a saída da banda em abril de 2008 após quatorze anos na estrada. Sua última apresentação com o Cidade Negra foi em Santa Catarina, no dia 31 de maio de 2008. Em 13 de junho, a banda anunciou Alexandre Massau como novo vocalista. Cinco meses após a saída de Garrido, o guitarrista Da Gama também anunciou que estava deixando o Cidade Negra. O grupo ficou então com Alexandre, Lazão e Bino.

Toni Garrido retornou à banda em janeiro de 2011, após quase dois anos afastado. Sua volta oficial só foi acontecer em 2012, quando ele se juntou ao grupo para gravar o álbum “Hei, Afro, lançado em março de 2013.

A formação atual do Cidade Negra conta com Toni Garrido no vocal e violão, Bino Farias no baixo elétrico e Lazão na bateria, vocal e percussão. Atualmente, o grupo vem se dedicando a shows pelo país, inclusive vai tocar no dia 12 deste mês no Circo Voador, no Rio de Janeiro. 

 

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo