04 de julho de 2019 às 14:27

Alceu Valença é a estrela da noite no Hits do Brasil


Crédito:Divulgação

Natural de São Bento do Una, município de Pernambuco, Alceu Valença nasceu no dia 1º de julho de 1946. Em 1972, gravou seu primeiro disco "Quadrafônico", em parceria com Geraldo Avezedo. Em 1974, ele decidiu lançar seu primeiro álbum solo, chamado "Molhado de Suor". O reconhecimento nacional veio em 1975, ao participar do Festival Abertura, da Globo.

Ao lado de um grupo formado por grandes nomes da contracultura pernambucana, como Zé Ramalho, Lula Côrtes, Zé da Flauta, Ivinho e Paulo Rafael, Alceu Valença foi dominando a MPB com seus ritmos nordestinos. O resultado foi o lendário álbum “Vivo!”, de 1976.

Em 1980 surgia o álbum "Coração Bobo", que se tornaria o 1º grande sucesso nacional do cantor. Destaques para as canções "Na Primeira Manhã", "Gato na Noite", "Como Se Eu Fosse Um Faquir" e "Solibar". Em 1982, Alceu atingiu o ápice do sucesso com o disco "Cavalo de Pau". Dele vieram músicas como "Tropicana", "Pelas Ruas Que Andei", "Como Dois Animais".

Em 1985, o músico tocou no Rock in Rio, em duas noites do festival. Em 1991 veio um de seus álbuns mais inspirados, chamado "Sete Desejos", que trouxe clássicos como "Tesoura Desejo", "Junho" e "Belle de Jour". Em 1996, Alceu se juntou com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho para a celebração "O Grande Encontro", que se tornou um dos campeões de bilheteria da década.

Em 2015, Alceu Valença recebeu o prêmio de Melhor Álbum de MPB no Prêmio da Música Brasileira pelo álbum “Valencianas” lançado em 2014, com uma releitura de sua obra para música de concerto ao lado da Orquestra Ouro Preto. Em 2019, foi lançado o documentário "Alceu Valença - Na Embolada do Tempo" no canal pago curta, trazendo episódios importantes da história do cantor.

Alceu completou 73 anos na última segunda-feira (1º). Atualmente o músico segue com apresentações pelo Brasil. Um dos shows mais recentes foi agora em junho, quando o músico tocou em São Paulo.

 

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo