01 de abril de 2021 às 08:28

Braga Netto anuncia novos comandantes das Forças Armadas


Crédito:Reprodução da internet

O novo ministro da Defesa, Braga Netto, confirmou nesta quarta-feira (31) os novos comandantesconforme revelado em primeira mão pelo Blog do Nolasco: o general Paulo Sérgio (Exército), o tenente-brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior (Aeronáutica) e o almirante Almir Garnier Santos (Marinha). 

Eles entraram no lugar de Edson Leal Pujol, do Exército, Antônio Carlos Moretti Bermudez, da Aeronáutica, e Ilques Barbosa Júnior, da Marinha, que colocaram os cargos à disposição depois de reunião com Braga Netto, nesta terça-feira (30), em resposta à saída repentina de Fernando Azevedo do Ministério da Defesa.

Azevedo funcionava como anteparo aos movimentos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de exigir o alinhamento incondicional das Forças Armadas às suas posições políticas, que não tinham o apoio também dos comandantes demissionários das três Forças.

Na nota em que se despediu do cargo, o ex-ministro ainda reforçou a manutenção do papel constitucional dos militares de atuarem de forma apartidária: “preservei as Forças Armadas como instituições de Estado”. 

Em rápido anúncio, porém, Braga Netto também defendeu a missão das Forças Armadas como instituições de estado, que respeitarão a Constituição durante o enfrentamento da pior fase da pandemia de covid-19, "o maior desafio do Brasil" atualmente, nas palavras do ministro.

"Marinha, Exército Brasileiro e Forças Armadas se mantém fiéis a suas missões constitucionais de defender a pátria, garantir os poderes constitucionais e as liberdades democráticas. Neste dia histórico, reforço que o maior patrimônio de uma nação é a garantia da democracia e liberdade do seu povo", disse.  

Fonte: R7

comentários

Estúdio Ao Vivo