04 de abril de 2019 às 15:59

Cazuza faria 61 anos hoje e é o homenageado do dia no Hits do Brasil


Crédito:Divulgação

Agenor de Miranda Araújo Neto, ou simplesmente Cazuza, nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de abril de 1958. Filho de João Araújo, um produtor fonográfico e de Lucinha Araújo, ele ganhou o apelido “Cazuza” antes mesmo de seu nascimento.

Cazuza começou a escrever letras e poemas por volta de 1965. Graças ao ambiente profissional do pai, ele cresceu em volta de grandes nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, entre outros.

Após Leo Jaime recusar um convite para integrar uma nova banda de rock, ele indicou Cazuza para os vocais. Dos ensaios na casa do tecladista Maurício Barros, nasceu o Barão Vermelho. Ao lado de Roberto Frejat, Cazuza passou a compor músicas para a banda, formando uma das duplas mais festejadas do rock brasileiro. O primeiro álbum veio em 1982, onde destacavam-se “Bilhetinho Azul”, “Ponto Fraco”, “Down Em Mim” e “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”.

Cazuza deixou a banda em julho de 1985 para seguir carreira solo. O primeiro álbum solo foi lançado no mesmo ano com o nome de “Exagerado”, nome de uma de suas músicas de maior sucesso, composta junta com Leoni. Hits como “Só Se For a Dois”, “O Nosso Amor A Gente Inventa”, “Solidão Que Nada” e Ritual vieram logo na sequência. 

Cazuza descobriu ser portador do vírus da Aids em 1987 após ser internado com pneumonia.No disco álbum “ideologia”, lançado em 1988  saíram sucessos como “Ideologia”, “Brasil”, “Faz Parte do Meu Show”.

Outro grande sucesso veio em 1989, com “O Tempo Não Para”. Assim como “Codinome Beija Flor”. Em fevereiro de 1989 Cazuza declarou publicamente que era soropositivo. No dia 7 de julho de 1990, Cazuza morre aos 32 anos.

Em apenas dez anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Após sua morte, os pais fundaram a Sociedade Viva Cazuza, em 1990. A Sociedade Viva Cazuza tem como intenção proporcionar uma vida melhor a crianças soropositivas através de assistência à saúde, educação e lazer. A lenda vive na memória e coração de fãs espalhados por todo o país, influenciando jovens e adultos até os dias atuais com suas canções.

 o programa Hits do Brasil vai ao ar hoje das 19h às 21h.  

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo