10 de junho de 2019 às 15:47

Estrela da música brasileira, Maria Bethânia comanda o Hits do Brasil desta segunda


Crédito:reprodução

Maria Bethânia nasceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia, no dia 18 de junho de 1946. Sua estreia como cantora foi em 1963, na peça “Boca de Ouro”, de Nelson Rodrigues. A data oficial de sua estreia como profissional foi 13 de fevereiro de 1965, quando Bethânia foi convidada para substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, no Rio de Janeiro. Do espetáculo surgiu o primeiro sucesso de Bethânia, a canção “Carcará”.

A carreira foi impulsionada em 1967 com o lançamento do segundo álbum “Edu e Bethânia”, em parceria com Edu Lobo. O trabalho trazia canções como “Cirandeiro”, “Sinherê” e “Prá Dizer Adeus”. Esta última fez enorme sucesso e colocou Bethânia no hall das grandes cantoras do Brasil.

O álbum Ciclo (1983) emplacou a faixa “Fogueira” na trilha sonora da novela da Globo Transas e Caretas. Bethânia cantou também no coro da versão brasileira de “We Are The World”, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África.

Em 1990, a cantora comemorou 25 anos de carreira com o LP “25 anos”. Em 92 veio o álbum “Olho d’Água”, com destaque para a canção “Além da Última Estrela”. O CD “As Canções que Você Fez Pra Mim” de 1993, trouxe a canção “Fera Ferida”, tema da novela homônima da Globo.

Em 2006, venceu o Prêmio Tim de Música (antigo Prêmio Sharp) onde arrebatou três títulos: melhor cantora, melhor disco com “Que Falta Você Me Faz” e melhor DVD com “Tempo, Tempo, Tempo, Tempo”. Em 2007, tornou-se a maior vencedora do Prêmio Tim, dividindo protagonismo com Marisa Monte, levando para casa mais 4 prêmios.

Com mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de mais de 50 anos de carreira, Bethânia foi eleita em 2012 pela revista Rolling Stone Brasil como a 5ª maior voz da música brasileira. Em 2013 foi lançado o DVD Carta de Amor. Em 2014, a faixa-título foi indicada ao Grammy Latino de Melhor Canção Brasileira. Atualmente a cantora segue dando sequência a carreira com shows por todo o Brasil.

 

 

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo