15 de abril de 2019 às 16:24

História da Banda Ira! será contada nesta segunda-feira no Hits do Brasil


Crédito:Divulgação

Em 1981, Nasi chamou o amigo Edgard para tocar em um show na PUC em São Paulo e ali surgiria o Ira. Completavam a formação o baterista Fabio Scattone e o baixista Adilson.

Muitos acreditavam que o nome da banda tinha relação com o Exército Republicano Irlandês, mas na verdade ele remetia ao sentimento de ira. Para acabar com a dúvida, o grupo resolveu adotar um ponto de exclamação, passando a se chamar oficialmente Ira!. Após dois anos da formação, o produtor Pena Shimidt descobriu a banda.

O produtor levou o grupo até a gravadora Warner, onde eles gravariam seu primeiro compacto chamado IRA, que tinha os sucessos “Gritos na Multidão” e “Pobre Paulista”.

O primeiro LP veio em 1985 sob o nome de Mudança de Comportamento. Ele contou com 11 faixas, entre elas “Núcleo Base”, “Ninguém Precisa de Guerra”, “Longe de Tudo” e “Ninguém Entende um Mod”.

Clandestino foi o primeiro disco da década de 90 e de lá veio o grande sucesso “Tarde Vazia”. O primeiro CD da banda veio em 1996, na gravadora Paradoxx, com nome de “7”. E é dele outro grande sucesso “Eu Quero Sempre Mais”. Em 2000 a banda lançou o MTV ao Vivo, gravado no Memorial da América Latina, em comemoração aos 20 anos de carreira. Em 2001, a banda se apresentou no Rock in Rio III para 250.000 pessoas. Em 2004, o Ira! Lançou o “Acústico MTV”, que trouxe quatro canções inéditas e também grandes participações como Os Paralamas do Sucesso, Samuel Rosa e Pitty. 

A banda se separou em 2007 após Nasi se retirar do Ira! após brigas com o irmão e empresário Airton Valadão. A partir daí, os integrantes da banda se dedicaram aos seus projetos paralelos. Nasi se reconciliou com o irmão em 2012. Em meados de 2013 a amizade com Scandurra foi retomada. A banda voltou oficialmente em janeiro de 2014.

Desde então o grupo vem excursionando pelo Brasil. Em 2015, o Ira! passou pelo palco Sunset, do Rock in Rio. Em 2016, a banda deu início a turnê Ira! Folk, com apenas violões e baixo acústico. Em novembro de 2017, foi lançado o DVD Ira! Folk ao Vivo em São Paulo, o último grande trabalho da banda.

 

Fonte: Hits 99 FM

comentários

Estúdio Ao Vivo