17 de junho de 2020 às 16:14

MEC publica edital com novo cronograma do Sisu do segundo semestre de 2020 após adiar período de inscrição

O cronograma inicial, divulgado em maio, previa abertura de inscrição nesta terça (16). Após reclamação de estudantes relatando a falta de acesso ao programa, MEC anunciou novas datas.

Crédito:Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) publicou no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (17) o edital com o novo cronograma do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do segundo semestre de 2020.

 

Datas do Sisu 2º semestre de 2020

 

·         Abertura das inscrições: 7 de julho

·         Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)

·         Divulgação dos resultados: 14 de julho

·         Abertura das matrículas: 16 de julho

·         Encerramento das matrículas: 21 de julho

·         Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)

 

O Sisu é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores – para isso, é preciso não ter tirado nota zero na prova de redação.

 

Além do Sisu, o MEC também mudou as datas de inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de financiamento Estudantil (Fies). Ambos ainda não tiveram o edital divulgado, mas o governo promete publicá-los nesta semana.

 

MEC não abriu inscrição no prazo previsto

 

O cronograma inicial, anunciado em maio, previa abertura de inscrição nesta terça (16). No entanto, até a data, o MEC nem sequer havia publicado o edital.

Estudantes de diversas partes do país cobraram do ministério uma posição, por meio de postagens nas redes sociais. No início da tarde, o MEC confirmou que alteraria as datas e que publicaria o edital com os novos prazos.

 

Fonte: G1

comentários

Estúdio Ao Vivo