Macaé inicia vacinação de grupos de comorbidades nesta quarta

Macaé inicia nesta quarta-feira (5) a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 do grupo de comorbidades descritos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Com base nas orientações e número de doses entregues pela Secretaria Estadual de Saúde, o município abre a aplicação da primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades.

De acordo com o calendário anunciado nesta segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde definiu novos polos fixos de vacinação: Colégio Estadual Mathias Neto e o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. A Cidade Universitária continua na modalidade drive-thru.

Na Serra, estão mantidos os polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Glicério, Bicuda, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Areia Branca e Trapiche.

“Esta nova etapa de vacinação prevê um público maior de pessoas que pertencem ao grupo de comorbidades. Para garantir maior controle e melhor logística de distribuição das doses, mantendo também melhor acesso para a população, redefinimos os polos fixos de vacinação”, explica a secretária municipal de Saúde, Liciane Furtado.

As gestantes e puérperas com até 42 dias de pós-parto com comorbidades devem ficar atentas aos documentos exigidos para a vacinação, incluindo cópias: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que indique a comorbidade ou receita/prescrição de uso contínuo; certidão ou cartão de vacina do recém-nascido (puérperas).

Na quinta-feira (6), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada em pessoas com espectro autista, síndrome de down e com paralisia cerebral. Este grupo deve apresentar os seguintes documentos com cópia: laudo ou atestado ou declaração (médico ou enfermeiro) que comprove a condição.

Para todos os grupos com comorbidades também são necessários documentos com foto, comprovante de residência, além de CPF ou Cartão do SUS.

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde deve iniciar a vacinação dos demais grupos de comorbidades com idade de 59 anos. O calendário será definido de acordo com a entrega de novo lote de vacinas, e a divisão das doses, encaminhadas pelo governo do Estado.

Comentários