Macaé: Fim de semana com atividades para quem curte bike e meio ambiente

Quem gosta de bicicletas já tem programa garantido para o próximo fim de semana. O Festival Pedala Macaé, que conta com apoio logístico da prefeitura, acontecerá no sábado (27), das 10h às 15h, na Rua Lira dos Conspiradores, 102, bairro Cajueiros. Já no domingo (28), o encerramento será uma pedalada, com concentração às 8h, no Posto 2 da orla dos Cavaleiros, com participação especial da cicloativista Renata Falzoni. Todas as atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

No primeiro dia de evento, haverá oficinas de mecânica comunitária, vivência do projeto Rodinha Zero, para ensinar a criançada a pedalar, com bicicletas e monitores, além de um bate-papo sobre sustentabilidade, com distribuição de mudas de árvores frutíferas.

Vicente Passos, Coordenador de Projetos da Secretaria de Esportes e também ciclista, ressalta a importância do poder público ser parceiro e incentivar ações como essas, oriundas da iniciativa privada para fomentar o uso da bicicleta.

"A ação é promovida pelo Instituto Aromeiazero, de São Paulo, que tem 10 anos de atuação em projetos. E a Ocyan, é uma empresa de Macaé que apoia o projeto Pedala Macaé. Dentro deste projeto existe o Viver de Bike, um curso oferecido para a população que gostaria de viver da bike, com aulas de empreendedorismo, mecânica, voltada a pessoas que querem ser entregadores de aplicativo, por exemplo, guias de cicloturismo, ou que querem, de repente, serem mecânicos no futuro. Já tiveram duas turmas formadas em Macaé, nos cursos que foram online e presencial", afirma Vicente.

A outra vertente do projeto, segundo explica Vicente, é o projeto Rodinha Zero, uma iniciação para as crianças aprenderem a andar de bicicleta. "Está sendo feito um curso para multiplicadores desse projeto e já tivemos duas iniciativas destas, com essas aulinhas de iniciação para as crianças aprenderem a andar de bicicleta, a conhecer. Além das aulinhas para as crianças, neste dia teremos uma conversa sobre o uso da bicicleta como transporte sustentável", acrescenta o coordenador.

Vicente Passos também promove o projeto Giro Livre Macaé, da Secretaria de Esportes, com o objetivo de abrir diálogo a respeito de políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta. "No município, temos muitas pessoas pedalando e, por isso, é importante trabalhar essa questão no contexto de educação no trânsito, a fim de que o próprio ciclista tenha esse cuidado de pedalar de forma correta, assim como os motoristas, a importância para o turismo, pois tem sido uma alternativa crescente em relação ao transporte sustentável, um dos que mais cresceu na pandemia, além de sua importância para o turismo, entre outras questões voltadas ao uso da bike", explica.

Comentários